Se você está morando no centro da cidade ou no campo, é quase impossível evitar a poluição sonora. Com janelas à prova de som, isso pode se tornar uma coisa do passado, enquanto você acrescenta um valor considerável à sua propriedade.

A poluição sonora juntou-se a outros problemas que nos deixam irritados e mata o nosso amor pela casa. Os sons estão ficando cada vez mais altos, e as pessoas estão ficando mais sensíveis.

Infelizmente, as janelas são as maiores responsáveis pelos problemas com ruídos em mais de 90% dos casos. Por exemplo: ligue um rádio e o coloque em um volume muito baixo. Agora pegue outro rádio e aumente o volume completamente.

Qual rádio você consegue ouvir? Bem, nesse caso, o rádio com o maior volume é a sua janela e o rádio com o volume mais baixo são as suas paredes.

Somente quando você diminuir o “volume” que vem da sua janela, será possível eliminar os ruídos estressantes.

Somente em ambientes que apresentam ruídos extremos ou em situações de construções muito ruins, as paredes precisarão de tratamentos especiais.

Mas há uma boa notícia: existem janelas à prova de som que põe um fim no barulho externo estão em alta e se encontram disponíveis em lojas de construção.

O que são janelas à prova de som (ou acústicas)?

Nenhuma janela comum é capaz de bloquear todo o som durante todo o tempo. As “janelas acústicas” são janelas tratadas especialmente para a redução de ruído, bloqueando até 90% a 95% de ruído.

Janelas à prova de som reduzem a poluição sonora, dissipando a onda sonora e fazendo com que ela perca energia. Esse efeito pode ser conseguido usando materiais que absorverão e refletirão essas ondas.

Qualquer material pode fazer isso, mas as janelas acústicas são projetadas para otimizar as propriedades naturais da madeira e do vidro, a fim de combater especificamente o ruído.

Os sons com frequências mais baixas, como os caminhões de lixo, são mais difíceis de bloquear do que os sons com frequências mais altas, como os pássaros que cantam. Assim, quando você compra as janelas de redução de som, precisa considerar quais frequências você quer bloquear.

Como as janelas bloqueiam o som?

Para que o som seja reduzido, é essencial que se crie uma barreira entre o som e a orelha que captura o som. As casas fazem isso com paredes, telhados e janelas que bloqueiam a entrada de ondas sonoras.

Para se propagar, as ondas sonoras precisam de um meio para percorrer, sendo mais fácil viajar pelo ar onde seu movimento não é tão restrito. O vidro, por outro lado, é um material muito mais denso que o ar, amortecendo a onda e causando uma vibração em uma frequência diferente.

É basicamente como se a janela estivesse sugando toda a energia do ruído, tornando-o mais fraco e o forçando a trabalhar mais para chegar até você.

Para aumentar a capacidade de uma janela para bloquear o som, o fabricante da janela pode:

  • Adicionar massa (tornar o vidro mais grosso)
  • Adicionar um espaço para o ar (aumentar a distância entre as janelas)
  • Usar vidro laminado (um “sanduíche” de vidro-plástico-vidro que reduz ainda mais a transmissão de sons)

Benefícios do uso de janelas à prova de som

Janelas acústicas permitem que sua casa se torne verdadeiramente privada, sendo semelhante a viver em uma bolha protetora que bloqueia o ruído, a poluição e outros aborrecimentos. Aqui estão algumas razões pelas quais esse recurso pode ser tão benéfico:

Redução do ruído

A razão pela qual tantos decidem instalar janelas à prova de som é para que elas possam reduzir os ruídos do trânsito, pedestres, alto-falantes e outras fontes externas.

Sua casa é projetada para ser um retiro pacífico do mundo exterior, e a implementação desse recurso é uma maneira altamente eficaz de alcançar isso. Essas janelas também evitam o escape do som de sua casa, para que você possa ligar a televisão em um volume um pouco mais alto ou instalar esse novo sistema de som sem se preocupar em estar perturbando os vizinhos.

Melhor controle do aquecimento e refrigeração

As janelas acústicas adicionam uma barreira extra, restringindo ainda mais o fluxo de ar. Isso te levará a um gasto menor com energia, pois será necessário um uso menor para manter o nível de qualidade e de temperatura.

Essencialmente, será mais fácil do que nunca gerenciar temperaturas frescas no verão com um de ar condicionado, e você provavelmente não precisará ligá-lo com tanta frequência para manter a casa geladinha.

Em reverso, no inverno será mais fácil aquecer sua casa e manter o calor preso no interior. Acima de tudo, o isolamento aprimorado ajudará a reduzir suas contas durante todo o ano, de modo que essas janelas são ideais mesmo para casas que enfrentam problemas relacionados ao isolamento.

Instalação prática e fácil

 

A acessibilidade do processo de instalação economiza muito dinheiro, pois não é preciso remodelar toda a sua casa para evitar ruídos externos. Uma janela à prova de som pode ser colocada após a sua janela atual sem nenhum prejuízo aos benefícios desse sistema.

Prevenção contra a fuga do ar

Os poluentes externos terão dificuldade em entrar na sua cada através das vedações melhoradas e dos painéis de vidros múltiplos presentes nas janelas acústicas.

Acaba sendo ideal para pessoas sensíveis à qualidade do ar ou que sofrem de alergias frequentes. Para ambientes em que a qualidade do ar deve ser meticulosamente mantida em padrões mais elevados, o investimento nesse recurso é essencial, pois a grande parte das fugas de ar ocorrem por meio de janelas com confeccionadas com estruturas mais finas.

Após conhecer mais sobre as janelas à prova de som, foi possível perceber que para manter uma casa ou empresa confortável, pacífica, limpa e eficiente em termos energéticos, a insonorização é altamente recomendada.

Se você está procurando melhorar a qualidade de vida associada ao seu ambiente doméstico, seja de familiares ou amigos, pode ser altamente efetivo implementar esse recurso em sua residência.