Construir uma extensão cobertas de vidro ou policarbonato é uma ótima maneira de agregar valor à sua propriedade e aumentar a quantidade de espaço disponível dentro de sua casa. Mas, qual desses dois materiais escolher?

A cobertura transparente tem ganhado espaço nas construções devido ao seu enorme valor estético e conforto. Ela pode ser uma ótima alternativa para aumentar ou unir dois ambientes, além de proteger uma área externa.

Sua estrutura pode ser composta por vidro ou policarbonato, sendo esses materiais escolhidos de acordo com necessidade do cliente.

Cobertura de Vidro
Coberturas de vidro são amplamente consideradas a melhor escolha disponível. Isso se deve a uma série de benefícios distintos, incluindo a eficiência energética do material.

Esse tipo de telhado é perfeito para a cobertura total de alguns ambientes (por exemplo: jardins), garagens ou áreas de piscinas. Os vidros mais usados para a confecção dessas coberturas são os laminados ou temperados.

Independentemente do tipo aplicado, ele deve ter de 8 ou 10mm para garantir a segurança do local. O acabamento acaba sendo concluído com partes feitas de inox ou em esquadrias de alumínio, garantindo ao ambiente um visual mais elegante e suave.

O vidro é capaz de conservar muito mais calor quando comparado ao policarbonato, mantendo seu ambiente um pouco mais quente durante os dias mais frios.

Essa característica, por sua vez, pode te ajudar a poupar muito dinheiro em suas contas de energia. Outro benefício de usar um telhado de vidro é que o esse material é menos propenso a arranhões.

O vidro utilizado é resistente às intempéries e não quebra ou incorre danos as durante condições climáticas adversas.

Além disso, o vidro para telhados foi melhorado ao longo dos anos.

Tem qualidades autolimpantes e faz muito menos ruído durante uma tempestade quando comparado com outros materiais.

Instalar um telhado de vidro significa que você poderá ver o céu durante o dia e as estrelas à noite. Durante todo o ano você terá uma melhor qualidade de luz. Com isso, você também descobrirá que ele transmite luz mais natural para a sala mais próxima.

O vidro é, naturalmente, muito mais caro do que o policarbonato, e também muito mais pesado! O material também levará mais tempo para ser instalado durante o estágio de construção.

No entanto, o investimento inicial é recompensado devido a cobertura durar muito mais tempo.

Cobertura de policarbonato

O policarbonato também é um elemento muito utilizado em coberturas devido ao seu peso, instalação mais rápida e, sobretudo, menor custo. Porém, esse material apresenta uma transparência mais baixa que a apresentada pelo vidro, contando com 53% de transmissão de luz. Ao contrário do vidro, o policarbonato não proporciona um isolamento térmico e acústico satisfatório.

A principal vantagem de uma cobertura de policarbonato está em seu preço. Esse material pode ser até quatro vezes mais barato do que a alternativa confeccionada em vidro, o que significa que ele pode ser a melhor opção para pessoas com orçamentos extremamente apertados.

Caso você decida escolher pelo policarbonato na sua cobertura, é importante saber que existem vários tipos diferentes para escolher.

Dependendo do tipo de policarbonato que você optar, você pode priorizar a entrada de luz, mas com uma maior transmissão de calor, ou vice-versa.

Algumas pessoas preferem menos luz natural para entrando em seus espaços – enquanto outros adoram ter um lugar quente em todos os momentos.

O policarbonato é mais fácil de manusear e costuma ser mais difícil de quebrar do que o vidro. Se usado corretamente, uma cobertura de policarbonato deixará entrar menos brilho do sol quando comparado com um telhado de vidro, com o bônus adicional de refletir a luz de volta.

Benefícios da utilização de uma cobertura transparente
Uma cobertura adicional e transparente é um dos investimentos mais significativos que se pode fazer.

Assim, antes de mergulhar de cabeça nessa melhoria, vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios que uma cobertura de vidro ou policarbonato pode fornecer:

Agrega valor à propriedade

O investimento em um novo espaço com uma cobertura transparente será refletido no preço de venda de sua propriedade, especialmente se você tiver um jardim ou uma piscina associados ao novo telhado.

O valor adicional dependerá, em grande parte, do tipo de cobertura que você escolher. O material utilizado terá um papel na sua decisão geral, especialmente quando se lida com um orçamento mais restrito.

Adicionar mais espaço

A construção de um espaço externo leva a adição de uma sala extra em sua casa.

Para aquelas residências que contam com muito pouco espaço interno, isso pode ser maravilhoso. Adicionar um novo espaço com uma cobertura transparente pode abrir um mundo de oportunidades sobre como você pode utilizar sua área adicional.

Você pode ampliar sua cozinha ou mudar sua sala de estar para o espaço externo, aproveitando a iluminação disponível.

Iluminação

Seu espaço exterior será o lugar de sua casa que, na maioria das vezes, receberá uma grande quantidade de luz.

Esta luz natural é muito benéfica para todos aqueles que vivem em casa, pois possui a capacidade de melhoras o humor e criar uma atmosfera mais confortável dentro de casa.

Além de mencionar a dose extra de vitamina D fruto da exposição a toda essa luz do sol!

Aprecie o seu jardim sem precisar estar nele

Um espaço com cobertura transparente representa uma transição entre os espaços internos e os externos. É parte de sua casa e parte do jardim simultaneamente.

Isso significa que você pode aproveitar todos os benefícios de estar no seu jardim, sem estar realmente nele. É um grande benefício para aqueles que podem sofrer com alguns efeitos negativos de estar fora – como queimaduras solares ou rinite alérgica.

Após dar uma olhada nos benefícios de um espaço externo composto por uma cobertura transparente e conhecer as propriedades dos material presentes no mercado, chegou a hora de analisar com cuidado e iniciar as obras. Mãos na massa!